quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Sobre AIDS e HIV

A AIDS é uma realidade e sem prevenção, não se garante que nunca vai acontecer com você!

Sabendo mais sobre Aids e HIV:
A sigla Aids significa Síndrome da Imunodeficiência Adquirida. O vírus da Aids é conhecido como HIV e encontra-se no sangue, no esperma, na secreção vaginal e no leite materno das pessoas infectadas pelo vírus. Objetos contaminados pelas substâncias citadas, também podem transmitir o HIV, caso haja contato direto com o sangue de uma pessoa, ou seja, apenas o contato, uso de talheres e copos, ou beijo, não se contamina com o vírus.

Após o contágio, a doença pode demorar até 10 anos para se manifestar. Por isso, a pessoa pode ter o vírus HIV em seu corpo, mas ainda não ter Aids. Ao desenvolver a Aids, o HIV começa um processo de destruição dos glóbulos brancos do organismo da pessoa doente. Como esses glóbulos brancos fazem parte do sistema imunológico ( de defesa ) dos seres humanos, sem eles, o doente fica desprotegido e várias doenças oportunistas podem aparecer e complicar a saúde da pessoa. A pessoa portadora do vírus HIV, mesmo não tendo desenvolvido a doença, pode transmiti-la.

Formas de Contágio
A Aids é transmitida de diversas formas. Como o vírus está presente no esperma, secreções vaginais, leite materno e no sangue, todas as formas de contato com estas substâncias podem gerar um contágio. As principais formas detectadas até hoje são : transfusão de sangue, relações sexuais sem preservativo, compartilhamento de seringas ou objetos cortantes que possuam resíduos de sangue. A Aids também pode ser transmitida da mão para o filho durante a gestação ou amamentação.

Principais Sintomas da Aids
Quando o sistema imunológico começa ser atacado pelo vírus de forma mais intensa, começam a surgir os primeiros sintomas. Os principais são: febre alta, diarréia constante, crescimento dos gânglios linfáticos, perda de peso e erupções na pele. Quando a resistência começa a cair ainda mais, várias doenças oportunistas começam a aparecer: pneumonia, alguns tipos de câncer, problemas neurológicos, perda de memória, dificuldades de coordenação motora, sarcoma de Kaposi (tipo de câncer que causa lesões na pele, intestino e estômago). Caso não tratadas de forma rápida e correta, estas doenças podem levar o soropositivo a morte rapidamente.

Formas de Prevenção
A prevenção é feita evitando-se todas as formas de contágio citadas acima. Com relação a transmissão via contato sexual, a maneira mais indicada é a utilização correta de preservativos durante as relações sexuais. Atualmente, existem dois tipos de preservativos, também conhecidos como camisinhas : a masculina e a feminina. Outra maneira é a utilização de agulhas e seringas descartáveis em todos os procedimentos médicos. Instrumentos cortantes, que entram em contato com o sangue, devem ser esterilizados de forma correta antes do seu uso. Nas transfusões de sangue, deve haver um rigoroso sistema de testes para detectar a presença do HIV, para que este não passe de uma pessoa contaminada para uma saudável.

Tratamento
Infelizmente a medicina ainda não encontrou a cura para a Aids. O que temos hoje são medicamentos que fazem o controle do vírus na pessoa com a doença. Estes medicamentos melhoram a qualidade de vida do paciente, aumentando a sobrevida. O medicamento mais utilizado atualmente é o AZT ( zidovudina ) que é um bloqueador de transcriptase reversa. A principal função do AZT é impedir a reprodução do vírus da Aids ainda em sua fase inicial. Outros medicamentos usados no tratamento da Aids são : DDI ( didanosina ), DDC ( zalcitabina ), 3TC ( lamividina ) e D4T ( estavudina ). Embora eficientes no controle do vírus, estes medicamentos provocam efeitos colaterais significativos nos rins, fígado e sistema imunológico dos pacientes.


Leia também: http://pt.wikipedia.org/wiki/AIDS

Dia da Luta contra AIDS


Insituto promove ação no Masp para alertar jovens sobre a Aids



Em virtude do Dia Mundial de Luta Contra a Aids, celebrado nesta quarta-feira (1º), o Instituto Kaplan - Centro de Estudos da Sexualidade Humana realiza, com o apoio do laboratório Abbott, ação de Flash Mob da campanha "10 Mitos e 1 Verdade: a Aids existe. Previna-se”, em São Paulo.


Com o intuito de desmistificar e conscientizar as pessoas quanto a necessidade de prevenção do vírus HIV 10 dançarinos farão uma performance no vão livre do Masp (Museu de Arte de São Paulo). No final, eles apresentam a mensagem "10 Mitos e 1 Verdade" (ver abaixo).


Haverá também um promotor vestido com a fantasia de um personagem do imaginário popular como Papai Noel e Saci Pererê, distribuindo folhetos explicativos que levam a mensagem de que a Aids existe, e a melhor atitude é a prevenção.


A campanha conta com apoio das Sociedades de Infectologia Brasileira, Paulista, Pernambucana, Rio-Grandense e do Rio de Janeiro.


Quem quiser ganhar uma camiseta da campanha pode entrar no site do Instituto Kaplan (www.kaplan.com.br) e responder um quiz sobre o HIV. As primeiras 100 pessoas terão direito ao brinde.


Mitos sobre a Aids:
1. HIV e Aids são a mesma coisa


2. Não é preciso se preocupar com a Aids porque já existe tratamento


3. Quem é HIV positivo não precisa fazer sexo seguro


4. Sexo oral não transmite o HIV


5. Um casal virgem não corre o risco de pegar HIV


6. Quem tem parceiro fixo não precisa usar camisinha


7. Quem tem HIV não pode ter filhos


8. A Aids pode ser transmitida pelo beijo


9. O teste de HIV só deve ser feito quando há suspeita de Aids

10. Quem tem HIV desenvolverá Aids, inevitavelmente


Verdade sobre a Aids:
1. A AIDS EXISTE. Previna-se e não se esqueça de falar com seu médico.

Campanha “10 Mitos e 1 Verdade: a Aids existe. Previna-se”
Data: 01/12/10 (quarta-feira)
Local: Vão Livre do MASP – Av. Paulista, 1578
Horário: 12h15
http://noticias.uol.com.br/ultnot/cienciaesaude/ultimas-noticias/2010/11/30/insituto-promove-acao-no-masp-para-alertar-jovens-sobre-a-aids.jhtm