segunda-feira, 31 de maio de 2010

Por que é tão difícil decidir e começar a fazer psicoterapia?

Esta pergunta pode trazer desconforto e uma grande angústia quando aparece no momento de decidir fazer terapia! E essa dúvida surge em um momento de grande dificuldade de enfrentamento psicológico, quando as possibilidades de se resolver por si só já se esgotaram, e vem a pergunta: E agora? Será que preciso mesmo de um psicólogo??
Muitos ainda acreditam que quem faz psicoterapia é frágil, que não consegue resolver seus problemas sozinho. Parece-me mais uma desculpa para não entrar em contato com suas questões. Medo de enfrentar aquilo que mais incomoda, medo de descobrir-se e encontrar-se consigo mesmo, medo de de repente perceber que só será possível ser melhor se tomar coragem de mudar. Medo, medo, medo, tanto medo....
E agora? Será que tenho coragem para isso?
Faz parte deste enfrentamento, a busca de um profissional que se identifique, que tenha empatia, que sinta-se à vontade para mergulhar em uma análise profunda de tudo que possa permear as relações.
Será que esse profissional vai me aceitar como sou? Será que vai ser capaz de me compreender? Será que por ser tão complicado assim ele vai conseguir me auxiliar?
Tantas perguntas que só poderão ser respondidas experimentando... Tem outro jeito? Esse monstro do medo só vai poder se dissolver à medida que se chega perto e percebe que é só uma sombra, que ele não é tão real quanto parecia antes. Quer tentar?

2 comentários:

  1. Dani, adorei seu questionamento sobre o medo de entrar em contato com a gente mesmo, quando pensamos em ir fazer terapia.

    E todos nós somos "fracos" (dentro da concepção atual de super mulheres ou homens), ou melhor, fortes para admitir nossas limitações quando a gente está disposto a querer se olhar, sentir, deixar que brote algo de dentro. E essa atitude não é ausência de medo, e sim tentar ir mais um pouco dentro desse conhecimento.

    Parabéns! Ótima postagem.

    ResponderExcluir
  2. Bom dia... Quem possa me ajudar, pq é tao dificil separar de mae e sogra para decidir quem fica com o bebe. POis estou com um problemas nao gosto de deixar minha filha com a sogra deixo por consideracao ao meu filho....Entao ela fica na creche na aparte da manha e a tarde ela fica com minha mae de segunda a quarta e quinta e sexta fica na sogra, mas fica um vai e vem a menina ja esta gitadinha, pq numa casa ela dorme na outra naooo e assim vai o que posso faezr. obrigada
    andresa

    ResponderExcluir