quinta-feira, 13 de maio de 2010

Prós e contras de casais com a mesma profissão

Entrevista concedida para a Revista Eletrônica Infomoney. 
Leia a matéria editada em:
http://dinheiro.br.msn.com/comportamento/artigo.aspx?page=0&cp-documentid=24193081

Revista Infomoney - Quais os prós e os contras de se ter um companheiro com a mesma ocupação?
Discutir sobre mesmo assunto, ter afinidades e projetos semelhantes é um bom indício de que a relação pode dar certo. Quando a competição aparece e o sentimento de ser melhor que o outro toma conta do pensamento de um dos companheiros, começa a atrapalhar a boa convivência e fluidez desta relação. É necessário muita conversa e apoio mútuo para não entrar em conflito.
RI - Haverá algum tipo de concorrência entre eles?
Pode existir concorrência e até ciúmes se um deles estiver em uma posição mais privilegiada em relação ao cargo ou quando em empresas diferentes, uma pode ter uma política que prestigia os funcionários e reconhece o trabalho e na empresa do outro não, o que pode gerar um desconforto, porém a questão é saber lidar com as diferenças e até usar como incentivo para conquistar melhores condições.

RI - A relação poderá ser fortalecida com a divisão de trabalho entre o casal?
Depende. Cada casal poderá encontrar o seu jeito de fazer isso. Se há necessidade de trabalhar no mesmo setor, o importante é aprender a separar as discussões do casal com problemas no trabalho. Um não pode interferir no outro, e se isso acontecer, deve-se resolver cada situação em seu ambiente, no trabalho não se resolve problemas de casa e vice-versa.

RI - Trazer trabalho para casa, neste caso especifico, pode acarretar em problemas?
Trabalho em casa é sempre um problema. Algumas questões até podem ser discutidas, mas é preciso tomar cuidado para que não se torne um hábito e o casal não consiga manter outro diálogo que não seja o trabalho. O diálogo sobre as questões do próprio casal precisa manter-se para que a relação continue saudável.

RI - Como deverá ser a discussão profissional do casal?
Para discutir sobre o profissional, deve-se esquecer que existe uma relação afetiva para que esta carga emocional não se torne empecilho ou estopim para mostrar pontos de vista e melhorias para um trabalho mais eficaz, sem que isso vire uma briga ou competição.

RI - Se um dos dois se dar melhor do que o outro na profissão, o que pode acontecer?
Esta questão precisa ser conversada entre os dois, e se acontecer, um deve dar apoio ao outro, pois quando uma relação é saudável sempre há consenso em querer o melhor. Se isso não acontecer e um dos dois sentir inveja ou ciúmes pela melhor posição profissional do outro, o melhor a fazer é perguntar-se porque se sente assim e o que poderia fazer para orgulhar-se do parceiro. Também é uma oportunidade para pensar no que fazer para conseguir uma melhor colocação no mercado já que está se sentindo aquém de sua capacidade.

RI - Você gostaria de acrescentar algo?
A melhor maneira de manter uma relação seja ela no mesmo ambiente de trabalho ou não é manter um diálogo aberto com seu parceiro, podendo discutir sobre medos e anseios sendo ouvido de forma acolhedora. Quando o casal consegue dialogar sem bloqueios sobre todos os assuntos, a vida conjugal torna-se mais natural e preenchida, assim, ambos podem dar suporte um ao outro ao surgirem frustrações pelo caminho.

Um comentário: