sábado, 24 de abril de 2010

Lista enumera "10 pecados" de psicólogos e analistas - Reportagem Folha Online

Aos pacientes, clientes, psicólogos, psicanalistas, terapeutas e analistas e à todos que lidam com a vida humana. Enfim, ética e respeito deve haver em todos os setores da vida, mas quando se trata de um vínculo terapêutico em que a pessoa já está fragilizada por alguma questão, o cuidado com certos vícios devem ser redobrados.

O cuidador também é humano e em algum momento pode se sentir cansado, com fome, sonolento, mas estamos ali para auxiliar uma pessoa, temos que estar disponíveis, e se isso não for possível naquele momento, o melhor é suspender a sessão e remarcar. O importante é que o terapeuta em seu papel esteja integralmente no atendimento, de corpo e mente presentes.

Tentar perceber o que está acontecendo e se apenas com um ou outro paciente isso acontece, vale a pena pensar que isso faz parte do processo terapêutico e analisar quando essa pessoa deixa o terapeuta cansado ou entediado, para poder trabalhar essa relação provavelmente transferêncial.

Se acha que você paciente ou cliente está sendo privado de ética e respeito, converse sobre o que está acontecendo em sessão diretamente com seu terapeuta ou se isso já foi feito e nada mudou, então está na hora de procurar um outro profissional.

Reportagem publicada em 14/04/2010. Para ler na íntegra, clique no link abaixo.
Por: FLÁVIA MANTOVANI
da Folha de S.Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário