terça-feira, 6 de abril de 2010

Mentiras que as crianças contam...

Semana passada mandaram-me um e-mail perguntando o seguinte:
"Sempre que comete algum erro, meu filho diz que não foi ele e coloca a culpa no irmão ou num coleguinha. Por que ele tem essa dificuldade em admitir culpa?"

Acho que compartilhar essa resposta talvez ajude a muita gente!

Resposta: Não sei a idade de seu filho, mas a abstração, que compreende também o entendimento de culpa, inicia aos 5, 6 anos de idade. A mentira é um afastamento da realidade interna, ou seja, a criança não mente todas as vezes, em alguns casos, ela diz uma outra verdade que para ela é a sua realidade. Neste caso especificamente, parece-me que ele sabe quando fez algo errado e pode ser punido por isso, e a mentira ou criação de uma nova realidade é nada mais que medo. Muitas crianças mentem diante de apenas uma determinada pessoa ou questão, isso é preciso ser levado em conta e perceber se ela nutre um sentimento de medo de alguém que represente autoridade. Existe também um outro tipo de mentira, que é a automática, que leva a criança a mentir sem saber porque, como um ato reflexo. Se for esse o caso, aconselho buscar ajuda profissional para entender melhor o problema. Porém o mais comum de todas as mentiras, é a dita por medo ou por instinto de defesa. Se isso acontece, a conversa é sempre a melhor saída e mostrar a ele que você sabe da verdade, mesmo se ele for pequeno, o entendimento vem com a insistência para que ele entenda que não precisa temer em dizer a verdade.

Outra questão para se pensar: Algumas vezes as crianças contam mentiras porque aprendem com os pais! É isso mesmo, pasmem! Pedir pra dizer que não está quando a criança atende o telefone e você não está com a menor paciência de atender o chato do outro lado da linha; dizer para não contar aquela fofoca que por acaso possa causar algum desconforto na família... Enfim, a criança aprende por imitação desde bebê, e ele vai aprender aquilo que vocês pais fizerem, e não necessariamente falarem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário