segunda-feira, 5 de abril de 2010

Chocolate: pecado e prazer


Aproveitando o pós-Páscoa, período em que o chocolate é consumido quase compulsivamente tanto por crianças quanto adultos, vale a pena falar um pouco dele e dismistificar seus malefícios.

É fato que o chocolate produz efeitos prazeirosos e não só uma sensação psicológica. Tanto pelo seu agradável sabor, quanto pelos efeitos fisiológicos ligados ao estímulo da produção de endorfina e serotonina em nosso organismo que dão sensação de prazer e alívio, por isso pode levar ao consumo excessivo e até à compulsão.
A cafeína presente, dá energia e estimula a concentração, ameniza TPM em nós mulheres, quando os níveis hormonais estão alterados e produz menos serotonina, o que deixa-nos mais irritáveis e deprimidas, então tratamos de correr atrás de um bom pedaço deste doce.

Pesquisadores britânicos descobriram que reprimir o desejo pelo chocolate pode causar o efeito inverso quando resolve-se ceder à vontade e a pessoa acaba comendo muito mais do que precisaria.

De acordo com o Wikipedia, o chocolate é um alimento muito nutritivo. Contém proteínas, gorduras, cálcio, magnésio, ferro, zinco, caroteno, vitaminas E, B1, B2, B3, B6, B12 e C. Estudos recentes sugerem a possibilidade de o consumo moderado de chocolate preto e amargo trazer benefícios para a saúde humana, nomeadamente devido à presença de ácido gálico e epicatecina, flavonóides com função cardioprotetora. Sabe-se que o cacau tem propriedades antioxidantes.

Estudos apresentados pela rede BBC, indicaram que um chocolate derretendo na boca de uma pessoa causa um aumento na atividade cerebral e nos batimentos cardíacos que é mais intenso do que o associado a beijos apaixonados, e que duravam quatro vezes mais tempo após o término da atividade.

O cacau ou chocolate amargo apresentam inúmeras vantagens para a saúde e bem estar, contudo, a ingestão em grandes quantidades e que devem preocupar aos afoitos e viciados nesta pequena tentação, que também pode conter muitas calorias e altos índices de gordura, que vão contribuir para aumento de peso.
Com consciência, um pedacinho não faz mal a ninguém, não é pecado e dá prazer!

Nenhum comentário:

Postar um comentário