segunda-feira, 12 de abril de 2010

Para que fazer psicoterapia de casal?

Há um grande paradigma de que fazer psicoterapia de casal causa a separação, o que não é necessariamente verdade. Nem todos os casos terminam em separação desde que ambos tenham a vontade de continuar com o relacionamento. Em consultório percebo que a porcentagem de casais que melhoram a qualidade de vida conjugal é muito maior do que aqueles que decidem pela separação.

A idéia de se fazer psicoterapia é sempre para melhorar algo que não está bem, e nem sempre o melhor a se fazer é o mais fácil, por isso a coragem, perseverança e vontade de ser feliz devem estar à frente quando se decide entrar em terapia.



A psicoterapia com casais pode ser realizada tanto para casados, namorados, noivos, que moram juntos (heterossexuais ou homossexuais) que estão em um momento de crise afetiva ou sexual, que geram dúvidas sobre a continuidade desse relacionamento e desgaste.

Muitos casais recorrem à terapia de casal como último estágio antes da separação, pela incapacidade de resolverem conflitos ou pela insatisfação sexual.

A psicoterapia de casal visa melhorar a comunicação, enriquecer e desenvolver habilidades de resolução de problemas, equilibrar os padrões de comportamentos que levam à discórdia, aliviar problemas sexuais, diminuir progressivamente os conflitos destrutivos, avaliar e expor crenças sobre o relacionamento, e principalmente, promover a satisfação conjugal.

Existem alguns casos que a terapia de casal não é indicada, e na primeira entrevista o psicólogo poderá avaliar a necessidade de uma intervenção primeiramente individual, por ter a probabilidade de ser ineficaz.

A falta de envolvimento por um dos parceiros, ou outros problemas específicos podem ser tidos como pontos fundamentais para não se iniciar uma psicoterapia de casal.

Alguns fatores comprometem a eficácia do trabalho e precisam ser resolvidos antes, tais como:
* Não querer abandonar um caso extraconjugal;
* Um dos parceiros já se decidiu pela separação;
* Perturbação de personalidade ou caráter que leva a relacionamentos instáveis;
* Violência física;
* Dependência de álcool ou drogas;
* Nunca houve atração entre o casal.


O que importa no momento de se decidir lutar pelo relacionamento é saber se o respeito, o amor e a vontade de permanecerem juntos prevalecem. A psicoterapia também auxilia na busca por esta reposta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário