sexta-feira, 16 de abril de 2010

Análise Bioenergética: Uma outra forma de psicoterapia.

A energia está envolvida em todos os processos vitais, através da alimentação, respiração, movimentos e qualquer outra atividade de troca entre o interno e o externo. Porém, o organismo mentalmente saudável precisa ter um equilíbrio energético, ou seja, equilíbrio entre o influxo e a descarga de energia. 

O indivíduo que não se atenta ao próprio corpo significa que ele sente medo de perceber ou experimentar sentimentos, que quando se apresentam ameaçadores, tende a serem suprimidos, adquirindo em seu corpo, pontos de tensões crônicas que impedem o fluxo de energia. 

A bioenergética tem como base, a identificação dessas tensões através de posturas que o corpo adota, para então, provocar a ruptura destas, causando um insight e, portanto, o alívio de seus medos, tristeza e raiva, fazendo com que a energia corporal, fonte de vida, possa fluir livremente pelo corpo do indivíduo. Isso dar-se-á por meio de técnicas e exercícios específicos a cada pessoa, para a retomada de sua vida corporal.
Através de técnicas corporais específicas para dissolver os bloqueios, vai-se descobrindo traumas, vivências prazeirosas, e a possibilidade de abrir-se para a vida sem medo de senti-la por completo com todas suas nuances, seja alegria, tristeza, amor, raiva, prazer...
A grande questão é perceber o que nosso corpo está sentindo de fato e poder descarregar de maneira efetiva, por exemplo quando se sentir triste, poder chorar para aliviar essa tensão criada.

Muitas pessoas não choram ou não conseguem sentir raiva por achar que nunca vai passar ou será altamente destrutivo, mas através desta técnica pode ser sentido e aliviado, para então ter espaço para alegria, amor e prazer.

À medida que tomamos posse do autoconhecimento corporal, o ego afrouxa-se de suas defesas e deixa os sentimentos mais livres, integrando-os à personalidade, tornando-a mais amadurecida e saudável. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário